Blog da Morena

Decoração Vintage

#

14 Jun

Além de delicada, romântica e cheia de personalidade, tem muitas referências ao passado.

A decoração do século XXI tem sido amplamente influenciada pelas tendências posteriores de design de interiores, e entre estas, o destaque é a época que compreende os anos 40 e 50. Muitas pessoas conhecem o estilo deste período por meio da decoração da casa de seus avós ou bisavós, o que dá a este tipo de decoração um ar nostálgico e agradável.

 

O vintage surgiu como consequência da segunda guerra. Neste perído, era comum arrumar e consertar pertences e objetos da casa, valorizando então trabalhos com patchwork e crochê na decoração e confecção. Muito do que era produzido era feito a mão e tudo que pudesse ser aproveitado seria.

 

O estilo vintage vem cada vez mais conquistando adeptos, tanto na moda, quanto na decoração. A decoração vintage é delicada, romântica e cheia de personalidade.

 

Os ambientes em estilo vintage são extremamente charmosos e sem muita ostentação. Não é preciso gastar muito para criar um ambiente vintage. A riqueza fica por conta dos detalhes e objetos-chaves que são capazes de contar histórias!

 

Dicas para ter Estilo Vintage em casa

 

Para criar estilo vintage na sua casa, dê preferência aos móveis clássicos, com formas arredondadas e aos tons apagados e neutros como o rosa antigo, dourado e branco. Garimpe objetos em antiquários, feiras, lojas de móveis antigos e, claro, na casa da vovó. Também há muita opção de mobiliário com essa releitura antiga em lojas de decoração contemporânea.

 

Utilize elementos com um ar nostálgico como gaiolas, bicicletas antigas, abajures bordados, relógios e rádios antigos. Se este objeto tiver uma história de família por trás, fica ainda melhor! Peças feitas à mão como o crochet e patchwork e retratos antigos também ajudam a compor o clima retro do estilo vintage. Outra dica é fazer arranjos de flores do campo em garrafinhas de vidro ao invés de vasos.

 

Outros acessórios que complementam a este tipo de decoração incluem toalhas de mesa, almofadas, e tecidos bordados e rendas. Invista nas peças de cerâmica como jogos de bule e xícaras e também os vasinhos com flores para dar ainda mais charme a sua casa.

 

Cuidado para não exagerar e criar um cenário do passado. Não há uma regra a seguir, mas o bom senso e equilíbrio são necessários. Uma peça vintage pode ser usada pontualmente ou então você pode colocar alguns elementos mais modernos em um ambiente onde o ar retro predomina. Assim fica mais divertido, agradável e harmonioso!

 

Confira algumas fotos e inspire-se!

 

Deixar comentário