Blog da Morena

5 DICAS PARA ESCOLHER O TERRENO IDEAL PARA INVESTIR.

#

25 Out

Terreno não tem grandes custos de manutenção, é simples e barato de manter. O tempo é seu grande aliado, diferente de outros bens móveis, como, por exemplo, carro, que desvaloriza com o passar dos anos.

Quem nunca escutou a história de alguém que o pai investiu num terreno que não valia nada e depois de 10 anos ele valorizou mais de 20 vezes, ou então no cunhado que comprou um terreno no ano passado e já está valendo 50% a mais? Ou ainda no corretor que chega dizendo que aquele lote que ele te ofereceu e você recusou na semana passada já subiu 20%?

 

O economista e professor da Faculdade Avantis, José Carlos Braga Pinheiro, afirma: “se alguém está pensando em investir em imóveis, pode ficar tranquilo quanto ao poder de retorno deste investimento. É um tiro certeiro”.

 

Eles são grandes geradores de riqueza. Investir em terrenos no entorno da cidade, é valorização garantida no longo prazo. Isto ocorre porque as cidades brasileiras estão se expandindo horizontalmente em ritmo acelerado. Também existem diversas formas de se investir e lucrar com terrenos no curto e médio prazo.

A valorização tem-se mostrado mais significativa que as aplicações bancárias. Acima disso, é um investimento que nunca se perde e não desvaloriza, e traz segurança para quem adquire. A qualquer momento, o comprador pode negociar seu terreno ou até mesmo optar por uma melhoria na qualidade de vida e construir uma casa.

 

Independentemente do terreno, é importante fazer um levantamento do potencial construtivo, ou seja, qual o máximo de obra que aquele terreno permite. Outro ponto importante é a localização, acesso e topografia. Observando essas características, as possibilidades de ele se tornar rentável são maiores.

No caso de lotes em condomínios, é necessário observar as certidões pertinentes a ele e aos seus proprietários, como quitação de condomínio expedida pelo síndico ou administradora e quitação municipal (IPTU). No caso de condomínio muito antigo, é preciso observar, ainda, a demarcação do lote com topógrafo. Ainda no caso de lotes em condomínios, vale destacar que as dívidas referentes às taxas e mensalidades do antigo dono “acompanham” o novo comprador. 

Localização e facilidades de acesso ao empreendimento, infraestrutura do entorno, facilidades no pagamento, solidez e confiabilidade dos empreendedores, deverão ser observados e avaliados pelo comprador.

 

Terreno não tem grandes custos de manutenção, é simples e barato de manter. O tempo é seu grande aliado, diferente de outros bens móveis, como, por exemplo, carro, que desvaloriza com o passar dos anos.

 

Além disso, um terreno não sofre com crises econômicas, aquecimento global ou mudanças de governo, mas a decisão de compra deve ser amparada por cuidados básicos para evitar problemas futuros.

 

1- O primeiro passo é verificar o histórico da empresa responsável pelo loteamento do terreno e pedir referências sobre os loteamentos lançados anteriormente e visitá-los.

 

2- Visitar o local onde se deseja adquirir um lote é fundamental para conhecer a infraestrutura das ruas, iluminação, segurança e verificar a demarcação.

 

3- Loteamentos irregulares não se preocupam muito com o futuro de seus recebimentos. Por isso, antes de concluir o negócio, deve-se verificar quem financia o parcelamento e qual documentação é exigida.

 

4- É necessário olhar com atenção a documentação do lote. Caso o lote seja irregular a documentação irá denunciar se ele está instalado próximo a áreas de mananciais ou de proteção ambiental.

 

5- Uma das principais prioridades é verificar a matrícula individual do lote, que garante ao proprietário que aquilo não é fruto de uma ocupação irregular. Essa conferência pode evitar 95% dos problemas que podem ser descobertos com a compra de terrenos.

 

Seja qual for a opção de investimento, a pessoa deve analisar o crescimento da vizinhança, o comércio, transporte público, o acesso para a região, a qualidade das construções do entorno, dentre outros fatores que irão determinar a valorização do terreno.

 

Quer investir certo e com segurança?

Entre em contato conosco: (44) 3621-4500 / (44) 9172-6911 (Plantão/WhatsApp)

Ou nos faça uma visita: Avenida Brasil, 4281 - Umuarama – PR

Deixar comentário