Blog da Morena

FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO: TIRE SUAS DÚVIDAS

#

20 Jan

Quando o assunto é financiamento imobiliário, várias dúvidas aparecem e você não sabe a quem perguntar, não é mesmo? A questão é séria e não dá pra confiar em qualquer um. Afinal, a compra de um imóvel é pra ser um acontecimento para comemorar, não para trazer dor de cabeça.

Então, confira algumas respostas para as dúvidas mais comuns que surgem nesse momento. 

 

Quem eu devo procurar primeiro?

É muito importante que você tenha um profissional ou uma empresa de confiança para fazer a assessoria imobiliária. Existem algumas razões para isso, mas com a assessoria você contará, principalmente, com diminuição do tempo de espera e melhor orientação sobre os trâmites e documentação necessária.

 

Quais documentos são necessários para o financiamento imobiliário?

Não são muitos documentos, mas é extremamente relevante que você entregue a documentação completa para não correr riscos de atrasar o processo ou de ter o crédito negado por causa disso. Para ganhar tempo, prepare todos estes documentos com antecedência:

  • Carteira de identidade (RG);
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Comprovante de renda;
  • Comprovante de estado civil.

Se você for profissional liberal ou autônomo, poderá comprovar renda por meio de contrato de prestação de serviços, declaração do sindicato, declaração do imposto de renda ou declaração comprobatória de recepção de rendimentos (Decore).

 

Posso financiar qualquer valor?

Há algumas restrições nesse sentido e você precisa estar ciente para não ser pego de surpresa. O valor das parcelas não pode ultrapassar 30% da sua renda líquida nos financiamentos bancários.

Além disso, existem várias exigências das instituições, caso você pretenda financiar uma porcentagem alta do valor do imóvel. Por isso, é ideal que você possua alguma reserva.

 

Em quantas vezes posso parcelar o financiamento?

Normalmente, são oferecidos prazos de até 240 meses, mas, em geral, o financiamento dura 120 meses. Lembre-se de que o número de parcelas influencia os juros. Mais uma boa razão para você ter uma reserva que possa diminuir o número de parcelas ou o valor a ser financiado.

 

Quanto tempo demora para sair o dinheiro?

Nas instituições financeiras, o crédito demora até 30 dias para ser aprovado. Após esse prazo, a liberação do dinheiro pode ocorrer em até 180 dias.

 

Financiamento é melhor do que consórcio?

Só você pode responder a essa pergunta, pois o que define se o consórcio ou o financiamento vai ser melhor são seu perfil e suas necessidades. O consórcio é mais econômico e menos burocrático, mas não costuma atender quem tem prazo para se mudar.

Agora que você já tirou suas maiores dúvidas acerca do financiamento imobiliário, pode se preparar melhor para este momento tão importante da sua vida. Procure um corretor que possa acompanhar você para dar toda a assessoria necessária e pesquise bastante antes de fechar o negócio.

Tem mais alguma dúvida?
Entre em contato com um de nossos corretores.

44 3621-4500 ou 9-9172-6911 (Plantão e WhatsApp)

Deixar comentário