Fale com nosso corretor O que é laje plana protendida? Qual a diferença em relação a laje convencional? | Morena Empreendimentos Imobiliários - Umuarama/PR

Blog da Morena

O que é laje plana protendida? Qual a diferença em relação a laje convencional?

#

27 Jan

O que é laje plana protendida? Qual a diferença em relação a laje convencional?

As lajes são elementos fundamentais para a segurança das construções. E, assim como tudo na construção civil, a construção de lajes passou por modificações importantes, originando novas e mais modernas técnicas.

O concreto protendido é uma das técnicas mais alinhadas à resistência de construções mais robustas. Uma de suas vantagens é minimizar as fissuras e deslocamentos nas estruturas elevando a vida útil dos materiais e da obra. Com preparação e especialização, é possível utilizar o método para reduzir custos e construir com competitividade.

Devido a isso, as lajes protendidas são muito utilizadas em locais que precisam de grandes espaços entre os pilares, gerando maior aproveitamento do espaço em geral.

Esta laje pode ser realizada de maneira mais rápida, obtendo um desempenho bastante satisfatório, onde o concreto protendido é aplicado com o objetivo de elevar a resistência da estrutura, oferecendo, ainda, as seguintes vantagens à obra:

estruturas mais esbeltas;

redução de vigas;

redução de pilares;

redução do consumo de aço;

redução do consumo de fôrma;

redução do pé-direito do subsolo e, consequentemente, redução de escavação e de contenção;

maior impermeabilidade e durabilidade da estrutura pelo controle de fissuração e;

flexibilidade de layout arquitetônico.

Laje convencional

As lajes convencionais são as mais utilizadas em construções em geral, sendo normalmente compostas de vergalhões metálicos. Como é um método bastante popular e consagrado, normalmente não há necessidade de mão de obra especializada, já que é a operação padrão.

Esse tipo de laje é mais caro por ser utilizar mais material e também é o tipo de laje que fornece maior espessura final, o que acrescenta mais peso a toda a estrutura em geral.

Quanto aos vãos, essa laje é indicada para os menores, como os que ficam entre 3,5 e 5 metros, já que devido à sua espessura e ao seu peso não alcança vãos maiores. A grande vantagem desse tipo de laje é sua resistência, uma vez que após sua secagem o concreto age de maneira integrada e, com isso, resiste de maneira satisfatória a variações como as dilatações e contrações de temperatura.

Por fim, o concreto protendido é uma solução incrível para diversos tipos de utilização na construção civil e a Construtora Morena optou por esse sistema inovador, muito prático para seus moradores que podem adequar os espaços dos ambientes, removendo ou adicionando paredes, conforme suas necessidades pessoais, sem abrir mão do conforto e da qualidade. São detalhes que fazem toda a diferença na hora de escolher seu novo novo imóvel.

Compartilhar

Deixar comentário