
Entenda a diferença entre os pisos: Porcelanato e Laminado
Assim como a estrutura do imóvel, a escolha dos revestimentos também merece atenção especial para evitar erros ou prejuízos na obra. Por exemplo: piso laminado ou porcelanato? Você sabe qual deles é a opção ideal para o seu projeto?
Na verdade, as duas alternativas são vantajosas no quesito durabilidade e praticidade. Entretanto, algumas diferenças básicas entre os dois modelos fazem com que cada um deles se adapte melhor em determinada situação. É exatamente isso o que vamos te explicar neste post. Confira!
Laminado
O piso laminado é um dos mais indicados para quem quer o conforto térmico e visual da madeira e que tenha instalação rápida. Feito por painéis de fibra de madeira que tem alta densidade e que aparentam madeira, o material é facilmente instalado, através de um sistema de encaixe sobre mantas.
Principais vantagens: Valor de investimento reduzido quando comparado à madeira e/ou o vinílico mas o resultado visual mantém o mesmo. Sua instalação é fácil, rápida e não faz sujeiras. Como é instalado sobre mantas, ele traz um conforto térmico ao seu ambiente e sua limpeza é bem prática.
Principais desvantagens: Ele não é muito resistente a água, por isso é importante que o piso não seja lavado e sim só limpo com vassoura e pano úmido e com produtos somente adequados. O contato com sol também podem danificar e não é dos mais indicados para quem tem animais de estimação, justamente por causa da limpeza. Não é dos melhores revestimentos para acústica (o famoso toc toc dos sapatos).
Já o porcelanato é produzido pela mistura de porcelana com minerais específicos. É pouco poroso e absorve pouca água. Existem vários tipo disponíveis no mercado, como: polido, acetinado, esmaltado, lapado, full hd, full hd polido e rústico.
É importante lembrar que para a limpeza, deve-se utilizar apenas produtos neutros e evitar a cera. A instalação do porcelanato também é rápida, porém requer uma regularização prévia do contrapiso.
Principais vantagens: Resistência, durabilidade e versatilidade são seus pontos mais favoráveis em relação aos demais revestimentos para o piso. Hoje possui uma grande variedade decorativa e já é utilizado em diversas areas além do chão como por exemplo as bancadas e pias de banheiros e/ou cozinhas que vem como tendência.
Principais desvantagens: Preço mais elevado, variando de R$ 50,00 a R$ 500,00 por m²; não oferece conforto térmico.
Na busca pelo revestimento perfeito é importante que você entenda que essa escolha deve ser sempre pessoal, espacial e funcional. Isso quer dizer que você deverá sempre levar em consideração o seu gosto, o espaço que você tem disponível junto daquilo você pretende ser uma vantagem ou desvantagem para que aquele ambiente seja funcional para o seu dia-a-dia!
